segunda-feira, 20 de agosto de 2007

MARCAS DA COLONIZAÇÃO








A ÁFRICA TEM SEUS MAIORES PROBLEMAS EM DUAS RAÍZES NAS CENTENAS DE ANOS DE COLONIZAÇÃO E NA FORMA COMO CADA NOVO PAÍS CONQUISTOU A INDEPENDÊNCIA.
VÁRIOS PAÍSES SE APOSSARAM DOS TERRITÓRIOS AFRICANOS.APÓS A 2ª GUERRRA MUNDIAL A INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA PASSOU A SER INCENTIVADA PELOS DOIS NOVOS COMANDANTES,OS EUA E A EX URSS, DEIXANDO DE LADO ALGUMAS EXCEÇÕES.
NO PLANO DE ECONOMIA OPTARAM POR OUTROS CAMINHOS.OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA CONDUZIRAM À COMPLICAÇÕES NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE OS ANTIGOS COLONIZADORES E OS NOVOS GOVERNOS,QUE TINHAM QUE ACEITAR BARGANHAS ENVOLVENDO SEUS TERRITÓRIOS.
DESDE UM TEMPO AS POTÊNCIAS COLONIALISTAS COLOCARAM EM PRÁTICA O DITADO LOTENA " DIVIDE E VENCERÁS " ISSO DEIXOU MARCAS E RANCORES NAS SOCIEDADES AFRICANAS.



NA ÁFRICA NEGRA A LUTA CONTRA O DOMÍNIO COLONIAL COMEÇOU COM MAIS FORÇA NA DÉCADA DE 50. E EM 1966 TODA A ÁFRICA ORIENTAL ESTAVA LIVRE. A SEGUIR NOS ANOS QUE SE PASSARAM EM TODA A ÁFRICA LUTAS E MOVIMENTOS CONSEGUIRAM A EMENCIPAÇÃO DE QUASE TODA A ÁFRICA.

Nenhum comentário: