terça-feira, 31 de julho de 2007

Estado Novo

O Estado Novo


As eleições presidenciais já estavam marcadas , mas Getúlio Vargas queria permanecer no poder e assim planejou um golpe de Estado que foi chamado mais tarde de Plano Cohen.
Getúlio Vargas simulou ter descoberto um plano de revolução comunista que pelo qual teria greves, assassinato de líderes políticos, incêndio de igrejas, etc. Assim com essas falsas ameaças , conseguiu convencer as Forças Armadas de que só um governo forte como o dele conseguiria enfrentar os comunistas.
Com isso Getúlio se tornou ainda mais poderoso e ele elaborou uma constituição, na qual ele tinha o poder de:

 fechar o Congresso Nacional;
 acabar com os partidos políticos;
 acabar com a liberdade de imprensa, pôr meio da censura;
 nomear pessoas que ele conhecia para comandar oumestado.


Direitos trabalhistas


No governo Vargas os trabalhadores conquistaram muitos direitos como: igualdade de salário para homens e mulheres , o salário mínimo, um limite de numero de 8 horas diária para o trabalho, proibição de trabalhos conforme a idade do trabalhador (14 anos), repouso semanal, férias pagas, assistência medica ao trabalhador e a gestante, estabelecendo carteira assinada para todos os trabalhadores. O nosso grupo concluiu que apesar das características ditadoras do governo de Vargas, ele trouxe muitas melhorias para o povo como por exemplo essa constituição em que ele garante direitos fundamentais a todo o trabalhador.

Difusão da boa imagem

O Estado Novo usou a censura aos jornais para se promover. Só o podia ser publicado eram as boas notícias sobre o governo. Se o jornal publicasse alguma coisa contra o governo de Vargas ou ele era fechado ou não recebia mais papel já que a distribuição desse era controlada pelo governo. Mas os jornais que seguiam as regras de Vargas além de ganhar o papel ganhavam propaganda oficial do governo.
O Estado Novo também usou alguns artistas a quem pediu para fazerem músicas de exaltação ao Brasil, e além disso o DIP se encarregou de publicar muitos livros e até mesmo cartilhas escolares que exaltavam a Getúlio Vargas.

Comunistas e nacionalistas

Eram os partidos políticos que existiam na época, defendiam mudanças mais profundas e imediatas no Brasil.
Os comunistas eram do Partido Comunista do Brasil (PCB) fundado em 1922,e ele funcionava de forma ilegal, e eram chamados de “vermelhos”.
Mais tarde os comunistas se uniram a outros grupos políticos e formaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Contra a ANL havia a Ação Integralista Brasileira que era liderada por Plínio Salgado. Os integralistas eram chamados de “galinhas-verdes” por causa do uniforme que usavam.
Vargas combateu os comunistas e em 1935as atividades da ANL foram proibidas, mas os comunistas continuaram agindo na clandestinidade.
Após uma revolução o governo acabou prendendo a maioria dos comunistas. Até seus líderes foram presos.

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

Meninas parabéns pela interpretação desta primeira etapa de trabalho.