segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Os gaúchos na ditadura



Jânio assumiu a presidência mas com pouco poder. Em Porto Alegre para evitar que as guerras acontecessem botaram os tanques de guerra no meio da cidade.
Os militares fizeram um projeto novo e diferente usando a violência as prisões e as censuras.
A faculdade do Rio Grande do Sul , os dezessete professores , de uma só vez foram expulsos. Manter um congresso aberto e partidos progressivos eles cumpriam o papel e o inicio de divulgação no Brasil.
Se o cidadão foi preservado o resto tudo se resolve. Em 1967 muitos alunos foram expulsos da escola Júlio de Castilho em Porto Alegre e seu grêmio estudantil foi cancelado.
Uma parte da população se revoltou e a outra nem deu bola. Em 1970 o Brasil ganhou a copa. E o Brasil deu um salto econômico o "milagre econômico".
No Rio Grande do Sul surgiu um jornal chamado "cojornal", ele se tornou famoso no Brasil inteiro por falar sobre temas que os outros jornais não falavam. E formaram se grupos para enfrentar o golpe militar, e esses grupos desejavam uma sociedade socialista.
Em 1979 o último militar assumiu o Brasil, João Figueiredo.
Em 1982 surgiu o movimento "diretas já", comandada por Vice Guimarães. Em 1985 Tancredo Neves foi eleito o presidente do Brasil. Ficou doente e em 1985 mesmo, morreu.